Programa Cubatão Sinfonia recebe instrumentos musicais

14/03/2013 11:21

 


A doação feita pelo Rotary Clube de Cubatão compreende 8 instrumentos musicais entre violinos e flautas transversais 
 
Os jovens do Programa Cubatão Sinfonia receberam uma doação que vale ouro: 8 instrumentos musicais entre violinos e flautas transversais, totalmente adaptados para crianças. A doação foi do Rotary Clube de Cubatão e equivale a um investimento de U$ 2 mil ou pouco mais de R$ 4 mil.

Nesta quarta-feira (13), um grupo de alunos do Cubatão Sinfonia participou da entrega simbólica dos instrumentos musicais durante um jantar na Associação Comercial e Industrial de Cubatão, a Acic. Lá, os jovens músicos apresentaram algumas canções eruditas e populares, encantando a plateia e mostrando um pouco do que é o projeto que atualmente atende cerca de 120 alunos com idade entre 5 e 18 anos, moradores das Cotas e bairros próximos.

"Ficamos muito felizes com a doação. O interessante é que parte dos instrumentos musicais é adaptada para que as crianças toquem melhor, como os três violinos 3/4 Eagle, 3 flautas transversais niqueladas com bocal curvo e outras 2 prateadas. Dessa forma, as crianças que fazem aula no Programa serão melhor atendidas", afirmou o coordenador do Projeto, Eder Crispim.

O Rotary de Cubatão decidiu colaborar com o Cubatão Sinfonia porque, além do objetivo cultural e educacional, o Programa também tem caráter social de desenvolvimento comunitário. "Apoiamos projetos autossustentáveis e o Cubatão Sinfonia vai de encontro aos enfoques elencados pela Fundação Rotária. Entendemos que a parceria do Rotary é importante para dar visibilidade ao Programa, favorecendo tecnicamente o trabalh e motivando seus integrantes", disse Marilda Canelas, presidente do Rotary Clube de Cubatão.

A entrega simbólica dos instrumentos musicais doados aconteceu justamente durante a visita oficial do governador do Rotary, Luiz Zanardo e de sua esposa Maria Laiz a Cubatão. O Rotary Internacional é uma das importantes organizações não governamentais do mundo e trabalha com recursos vindos apenas dos seus associados. O Rotary de Cubatão faz parte do Distrito 4420.

O Programa - O Cubatão Sinfonia é um Programa sociocultural criado em 2007 pela Associação de Amigos da Banda Sinfônica de Cubatão. A ideia do projeto é atender, por meio da música, jovens de bairros de vulnerabilidade social como as Cotas e outros locais próximos. Em todo o esse tempo, acolheu mais de 800 crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno escolar. Os estudantes têm aulas de musicalização infantil, expressão corporal e instrumentos de corda (violão, violino e viola), de sopro (saxofone, flauta transversal, clarinete, tuba, eufônio, etc) e percussão (bateria e percussão erudita). Os alunos vivenciam aulas teóricas e práticas e são acompanhados por monitores. depois de integrados aos estudos, podem participar de grupo como Camerata de Violões, quintetos e sextetos.

Desde 2011, o Cubatão Sinfonia tem o selo da Unicef, que certifica a seriedade do Programa junto à criança e ao adolescente. O Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o país.  Conta com patrocínio da Anglo-American e da empresa Elog por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Outras informações podem ser obtidas no www.cubataosinfonia.org.br .
 
Fotos: Juliana Amorim (cedidas)
20130314-SECULT-Instrumentos Cubatao Sinfonia-MM
Morgana Monteiro
Mtb 29.202

Secretaria de Cultura


https://lincolnwebdesigner.webnode.com.br/