Moradores de Cubatão ganharão alça de acesso para travessia sobre linha férrea

22/02/2013 09:16

 

Foto: Reprodução Google Maps
SANTOS - Os moradores da comunidade da Vila dos Pescadores, em Cubatão, brevemente irão ganhar um meio mais seguro para atravessar a linha ferroviária. A comunidade solicitou à Prefeitura Municipal que, por intermédio da Secretaria de Obras, fez o pedido junto à empresa ferroviária MRS, para que a construção de uma alça de acesso para pedestres em continuação à estrutura já existente na área, sobre a ferrovia, fosse realizada. 
 
Com o projeto aprovado e o alvará para a obra liberado pela Prefeitura, os trabalhos realizados pelos funcionários da MRS entram em sua fase final de execução. A comunidade já havia obtido as melhorias na Avenida Ferroviária, executadas pelo Município, para maior segurança de travessia na região.
 
Antigo sistema - Poucos lembram, mas a relação da área com a ferrovia começou há 115 anos, em 1º de maio de 1896, quando foi aberto ali o Posto Telegráfico do Casqueiro, posteriormente demolido (na época, as linhas telegráficas acompanhavam o traçado das ferrovias).
 
Cerca de 500 metros adiante, funcionou na década de 1980 uma estação de trem metropolitano da Baixada Santista. Com o abandono dessa forma de transporte de passageiros na região, a plataforma ficou abandonada e perdeu sua cobertura. 
 
O sistema original incluía até um bicicletário. Do outro lado da passarela que atravessa a Via Anchieta, já no Jardim Casqueiro, uma edificação de apoio passou a abrigar (até 2006) o II Distrito Policial, sendo depois adaptada como central do sistema médico de urgência Samu 192. Em janeiro de 2012, foi demolida, junto com a seção final da passarela que existia sobre os trilhos da ferrovia.
 
Fonte: https://www.santaceciliatv.com.br/2952-moradores-ganharao-alca-de-acesso-para-travessia-sobre-linha-ferrea

 


https://lincolnwebdesigner.webnode.com.br/