Virada Cultural em Cubatão

22/05/2010 20:00

A cidade vai respirar Cultura em todos os segmentos nos dias 22 e 23/5. Fazem parte das atrações: shows musicais, peça de teatro, oficina de grafite, pedalada cultural, entre outras

A cidade de Cubatão realiza os últimos preparativos para a Virada Cultural Paulista na cidade. As atividades, totalmente gratuitas, começam no sábado (22/5) e terminam somente na noite do domingo (23/5). O município vai respirar arte e diversão nessas 24 horas com apresentações como a do cantor Otto, oficina de grafite com o artista Dalata, Desfile de Modas, Gastronomia e Pedalada Cultural, tudo de graça! A Virada é organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Cubatão em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado.

O Kartódromo Municipal vai se transformar em um grande espaço cultural, abrigando os shows numa estrutura ampla de palco, som e iluminação. O local também estará voltado para a gastronomia, com barracas com comidas típicas, prestação de serviços à comunidade (medição da pressão arterial e outros testes de saúde, confecção de documentos, corte de cabelo), exposição de artesanato, oficinas de arte e lazer para a criançada. A abertura da programação ficará por contade uma exposição de criações de moda, dando oportunidade aos criadores de moda locais apresentarem suas coleções, com as novidades fashion do mercado.

Além do Kartódromo, o Teatro do Kaos também recebe a programação com a exibição da peça “O Vendedor”, no dia 22/5 (sábado) às 20h. Esta é a primeira vez que Cubatão recebe a programação da Virada Cultural, que vai contemplar outros 28 municípios paulistas. Este ano, o foco é a cidade. O objetivo é que as pessoas possam redescobrir o lugar em que vivem, valorizando seus espaços e seu potencial.

Oficinas de Grafite e Produção de mudas nativas – Os interessados em participar dessas aulas devem se inscrever, previamente, na Secult, que fica na rua Assembléia de Deus, 435, dentro do Parque Anilinas. A Oficina de Grafite terá como professor o artista plástico Dalata. André Gonzaga ou “Dalata” atua como grafiteiro desde os anos 90 e já participou de diversas exposições nacionais e internacionais da arte. A oficina com o artista plástico durará dois dias: no primeiro, os alunos aprenderão mais sobre a técnica e a utilizar as tintas spray. As aulas acontecerão no Poliesportivo Roberto Dick, ao mesmo tempo em que as outras atividades estarão acontecendo no Kartódromo Municipal. O encerramento das aulas vem em forma de presente para a cidade: a pintura do muro lateral do Poliesportivo com desenhos artísticos.

Já o curso de Produção de Mudas Nativas será ministrado por participantes dos programas do Cepema-USP. Os jovens vão falar um pouco sobre as árvores nativas da região, como recolher as sementes e depois, semeá-las. Esta oficina vai acontecer no dia 23/5 às 10h e terá como ponto de encontro, o Kartódromo Municipal.

Pedalada Cultural – cada cidade ficou livre para incluir eventos próprios na programação da Virada. E Cubatão decidiu aliar esporte e cultura através da “Pedalada Cultural”. Em um percurso que sairá do Kartódromo, seguindo pela av. Nove de Abril, os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre pontos históricos das cidade como a Biblioteca Municipal, Largo do Sapo, Marco Zero, Cruzeiro Quinhentista e início do Caminho do Mar.

Virada Cultural Paulista em Cubatão

PROGRAMAÇÃO

Dia 22/5 (sábado)

14h - Exposição de Criação de Moda

18h – Banda Marcial

19h – Intervenção - Grafite com o artista Dalata

20h – Nicolas Krassik

20h – Peça “O Vendedor” (Teatro do Kaos)

21h – Máquina Zero

22h – Intervenção - Arrastão de Maracatu de Baque Virado

22h30 - Rafael Castro e os Monumentais

 

Dia 23/5 (domingo)

0h – Maxixe Machine

9h30 – Pedalada Cultural (saída em frente ao Kartódromo)

10h – Oficina de Produção de mudas nativas

12h30 – Coral Raízes da Serra

13h15 – Intervenção – B.Boys do Hip Hop

14h – Juritica – Bonecões e Cabeções de Iguape

15h – Grupo Zabelê de Cultura Popular

15h30 – Os Radiophonicos

16h30 – Intervenção – Moto Clube Guará de Cubatão

17h – Otto

 

Endereços:

Kartódromo Municipal

Rua Embaixador Pedro de Toledo, s/nº - atrás da Prefeitura de Cubatão

Teatro do Kaos

Pça. Coronel Joaquim Montenegro, 34 – Largo do Sapo

 

 

Texto: Morgana Monteiro

Fonte: https://www.cubatao.sp.gov.br/publico/


https://lincolnwebdesigner.webnode.com.br/