Periferia aumenta na futura Câmara de Cubatão

14/10/2012 18:53

 

Bairros como Vila Esperança, Vila dos Pescadores e Água Fria elegeram os primeiros vereadores de sua história para a Câmara de Cubatão. Ricardo de Oliveira, o Ricardo Queixão (PMDB), é o primeiro parlamentar eleito pela Vila dos Pescadores, um dos bairros mais carentes da Cidade. Aos 36 anos, foi sua primeira eleição. Teve a sexta maior votação (2.099 sufrágios). 

Na Vila Esperança, maior concentração populacional da Cidade, com cerca de 20 mil habitantes vivendo em um núcleo irregular, quem chegou à Câmara foi Jair Ferreira Lucas, ou, simplesmente, Jair do Bar (PT), ex-caldeireiro no Polo Industrial de Cubatão.

Esse mineiro de Teófilo Otoni se elegeu com 1.878 votos. Historicamente, a Vila Esperança, mesmo tendo um grande colégio eleitoral, não conseguia eleger um vereador. Para essa última, as principais lideranças do bairro, como Sebastião Ribeiro, o Zumbi; Manuel Bispo; e José Severino da Silva, o Miúdo, se uniram para levar Jair à Câmara.

Na Água Fria, que corre o risco de ser extinto devido ao Programa Serra do Mar, o nome escolhido foi Ivan Hildebrando (PDT), que bateu na trave em 2008. Quem também passou perto foi Ademário da Silva (PSDB), morador da Vila Natal. Na eleição passada, ele conquistou 1.651 votos, mas não foi o suficiente. Nesta última, ele se sagrou o vereador eleito com a maior votação da histórica de Cubatão. Ao obter 2.721 sufrágios, ele bateu o recorde de Donizete Tavares do Nascimento (PSC), que teve 2.306 votos em 2008.

Com a decisão de Geraldo Guedes (PR) concorrer a vice-prefeito na chapa de Nei Serra (PSDB), o Jardim Nova República corria o risco de ficar sem representante na Câmara. Mas, com a eleição de Fábio Alves Moreira, o Roxinho (PMDB), o bairro consegue ter um vereador pela quarta legislatura seguida.

Ainda estão na lista Adeíldo Heliodoro, o Dinho (PT), Fábio Moura (PSDB), Wagner Moura (PT), Aguinaldo Araújo (PDT) e César da Silva Nascimento (PDT), que têm a sua base eleitoral pulverizada.

 
 
 

Créditos: Arquivo

Legislativo cubatense será totalmente masculino a partir de janeiro


Só homens

Pela primeira vez desde 1989, quando tomou posse Suzete Miranda de Lima Santos, a Câmara não terá uma só representante do sexo feminino. A última tem sido Nega Pieruzi (PT), que não conseguiu se reeleger, com 902 votos.

 

Fonte: https://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=169097&idDepartamento=5&idCategoria=0


https://lincolnwebdesigner.webnode.com.br/